#éNoiteNaCidade. Ciência X Ciênsia.

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto

O maior estudo do mundo sobre a cloroquina é fake. A população está indo para o abatedouro com o relaxamento. Bolsonaro e Mourão se antecipam à força dos movimentos pró democracia e já dizem que são terroristas. Ricos recebem o auxílio emergencial, os pobres não. O #éNoite de hoje é política pura, darling.
___________________________
CLOROQUINA.
😱Uma pequena empresa que tem como editor de ciência um autor de ficção e de arte fantástica. Darling, foi esta a empresa que forneceu os dados para o que era o maior estudo sobre cloroquina do mundo, com 96 mil pacientes.

Ah não, Tixa!!!! Mas por que o mundo inteiro confiou nesses resultados? Porque duas das maiores publicações científicas do mundo deram seu aval ao publicar os resultados que sugeriam que a cloroquina mais mata do que faz bem.

😱O jornalismo, no entanto, deu um show neste episódio e mostrou como é fundamental. Intrigado com os questionamentos de vários cientistas sobre os dados, o jornal britânico The Guardian se debruçou sobre o assunto e descobriu que a empresa que forneceu os dados é uma empresinha americana obscura, chamada Surgisphere, que surgiu do nada e de repente era dona da maior base de dados hospitalares do mundo.

O jornal também descobriu que vários hospitais, que supostamente teriam fornecido dados para o tal estudo, não o tinham feito.

E agora The Lancet e New England Journal of Medicine colocaram dúvidas sobre o estudo que eles mesmos publicaram. E a Organização Mundial de Saúde, que tinha confiado nos resultados, teve que voltar atrás e reabrir pesquisas sobre o medicamento.

😱Tixa do céu! Então não podemos confiar na ciência? Não é bem assim, darling. Muitos cientistas sérios logo começaram a questionar o estudo.

Talvez a pressa que a pandemia causa leve a decisões erradas. Ou talvez seja só a política. É sabido que líderes como Trump e Bolsonaro apoiam a cloroquina até debaixo d’agua. Trump chegou a dizer que tomou o remédio preventivamente. E todos sabemos da treta de Trump com a OMS, chegando a cancelar a ajuda americana à organização.

Mas vale dizer que isso não significa que a cloroquina agora é de novo o grande remédio. Significa apenas que continuamos sem resultados sérios de estudos científicos sérios.
_______________________________

😱E aqui vai mais lenha na fogueira. Hoje cientistas da USP de Ribeirão Preto disseram que os municípios brasileiros que reduziram o isolamento esta semana podem ter em dez dias aumento de 150% no número de infectados e mortos pelo coronavírus.

“O relaxamento social só tem motivação política. Não existe ciência nisso. Os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Amazonas terão um massacre”. Este foi Domingos Alves, cientista da USP, ao Globo.

“Até agora, temos acertado nossas projeções e, por isso, estamos tão preocupados. É nosso dever alertar a população de que ela foi liberada para ir ao abatedouro”.

😱Batemos recorde hoje de mortes diárias. mais de 1.300.
________________________
😱E Bolsonaro segue dizendo que não tem nada a ver com a Covid já que o Supremo decidiu que governadores e prefeitos decidem sobre a quarentena. E que estamos aí para morrer mesmo.

Mas tem a ver com ele sim. Se a responsabilidade é de governadores e prefeitos, por que o presidente vetou hoje quase 9 bilhões para ajuda no combate ao corona? Pois é, fácil dizer que não é comigo.

😱O presidente está preocupado mesmo com os movimentos antirracistas e antifascistas que estão tomando conta dos Estados Unidos há 9 dias. Está com medo que ganhe força aqui também e daí já resolveu chamar de terrorista todo mundo que sair às ruas e não estiver de verde e amarelo e gritando mito.

😱E até o Mourão resolveu se antecipar. Ele acusou, em artigo, ministros do supremo, imprensa e todo mundo que critica o governo de incentivar ações criminosas. “Aonde querem chegar? A incendiar as ruas do País, como em 2013? A ensanguentá-las como aconteceu em outros países?”

😱É o medo das ruas, darling. Eles estavam tranquilos achando que por conta da pandemia ninguém que defende o isolamento iria sair de casa. Daí de repente o mundo mudou e começou a achar que não faz mal se aglomerar.

😱E o Instituto Locomotiva divulgou uma pesquisa triste hoje. Ao todo, 3,9 milhões de famílias consideradas ricas receberam o auxílio emergencial enquanto nas favelas, 39% dos que pediram o auxílio não receberam.

ESTÁ É A VIDA LOCA.

Fotos: Mourão – Marcelo Chello
Doria – Paulo Lopes