#éNoiteNaCidade. O dia de cão de Bolsonaro.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Aliás, o pior dia do cão é melhor do que foi o dia de hoje para Bolsonaro. Vem com a Tixa que você não se perde.

🤐Teve o Fachin:
Darling, vou abrir o #éNoite de hoje com um bloco gigante de um trecho do voto do supremo #Fachin nesta quarta sobre o inquérito das fakes. Ih Tixa, nem sei o que é o inquérito das fakes. Então vá para os perdidos, lá embaixo, antes de continuar, darling. Neste trecho do voto do Fachin já posso dizer que melou o rolê para Bolsonaro:

“Não há ordem democrática sem respeito às decisões judiciais. Não há direito que possa justificar o descumprimento de uma decisão judicial da última instância do Poder Judiciário. (…) São inadmissíveis no estado de direito democrático, a defesa da ditadura, a defesa do fechamento do Congresso Nacional ou a defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal. Não há liberdade de expressão que ampare a defesa desses atos. Quem quer que os pratique precisa saber que enfrentará a Justiça constitucional do seu País. Quem quer que os pratique precisa saber que este Supremo Tribunal Federal não os tolerará”.

Sentiu o drama? E Fachin nem estava falando sobre o inquérito das fakes em si. Mas por que então você destacou entre trecho, Tixa? Porque ele dá a senha: “o supremo não os tolerará”. E os ministros estão unidos. O presidente supremo, Dias Toffoli, chegou a dizer que nunca viu voto mais brilhante na suprema corte.

Bom, dito isto, o voto de Fachin foi para a continuidade do inquérito das fakes, com base no estatuto do Supremo. E ele ainda esculhambou a PF e a PGR ao dizer que o Supremo teve que abrir o inquérito já que ninguém mais se mexeu.

O procurador amigo geral da República, o Aras, também se manifestou, disse que era a favor de continuar o inquérito, afinal ele disse isso no ano passado e mudar de opinião agora que pegaram os bolsonaristas ia ser meio ruim para ele. Mas espertamente Aras disse que nada poderia ser decidido pelo Alexandre de Moraes sem antes passar pela procuradoria geral. O advogado geral do Bolsonaro, digo, da União, disse o mesmo.

🤐Teve o Bonner e a Renata:
Bom, o Bolsonaro anda pianinho. Hoje chegou a publicar uma nota de repúdio nas suas redes ao ataque sofrido pela Rede de Globo de uma pessoa armada com uma faca que fez uma repórter de refém para poder falar com a Renata Vasconcellos. A Globo disse que o fato não teve motivação política e não citou nem por um segundo a nota de repúdio de Bolsonaro. Por um acaso, o presidente da República.

🤐Teve o TCU:
Mais cedo, o ministro do Tribunal de Contas, Bruno Dantas, havia dado um sermão em Bolsonaro dizendo que ia aprovar as contas do governo do ano passado mas que estava de olho nessa história de dinheiro da Secom favorecer emissoras amigas ou blogueiros amigos, sem critérios técnicos.

🤐Teve o MBL.
O dia já começou errado para Bolsonaro que teve que ouvir uma militante do MBL, que o apoiou na eleição, dizer que ele era um traidor na forma como estava tratando a pandemia. Isso no meio do pessoal que o aclama como mito. O MBL começou pra valer sua estratégia para apoiar o impeachment. À noite, começou a fazer circular carro de som incentivando panelaços na cidade de São Paulo.

😳Mas o dia não teve só Bolsonaro:
📌No Rio, o frango azedou para Witzel que terá que enfrentar um processo de impeachment, aberto hoje pela assembleia legislativa.
📌No Pará, Helder Barbalho jura de pé juntos que foi ele que recuperou o dinheiro dos respiradores. Mas a Polícia Federal não quis saber e está investigando se houve superfaturamento.
📌Em São Paulo, Doria mandou fechar tudo de novo no interior por conta da nova onda de contaminação do coronavírus.
📌E no Brasil, já são quase 40 mil mortos pela Covid.

_______

#PP (Para os Perdidos). O inquérito das fakes investiga a atuação de grupos organizados nas redes sociais que atacam a reputação dos ministros supremos, ameaçam sua integridade física e todo o resto.

#PP1. Foi neste inquérito que o supremo Alexandre de Moraes determinou há algumas semanas que a Polícia Federal fosse à casa de uma dezena de apoiadores de Bolsonaro para confiscar celulares, computadores e todo o resto.

#PP2. Foi também nesta operação que o supremo Alexandre quebrou o sigilo fiscal e bancário dos empresários Luciano Hang e Edson Corona. Aqui o bicho pegou porque a quebra de sigilo retroage ao período que antecedeu a eleição de 2018.

#PP3. Se Hang ou Corona, ou um dos outros dois que tiveram sigilo quebrado, tiverem usado suas contas correntes para liberar dinheiro para financiar o esquema de disseminação de fake news, especialmente durante a campanha, Bolsonaro pode ter sua chapa cassada.

#PP4. Corre no Tribunal Superior Eleitoral uma série de processos com acusações de disparos em massa de zap e fake news na campanha de Bolsonaro e a procuradoria eleitoral disse nesta semana que apoia que o inquérito das fakes seja usado nos processos do TSE.

#PP5. Bolsonaro vem pressionando o Supremo, dizendo que não cumprirá determinadas decisões supremas e agredindo pessoalmente os supremos Alexandre de Moraes e Celso de Mello, ambos responsáveis por inquéritos que podem complicar a vida do presidente.

#PP6. No auge de seus ataques aos ministros supremos, Bolsonaro disse que não poderia aceitar decisões monocráticas. Mas aceitaria decisões colegiadas.

#PP7. Fachin estava julgando a constitucionalidade do inquérito das fakes, já que o inquérito foi aberto dentro do próprio Supremo, sem a procuradoria. Fachin então decidiu enviar o causo o plenário do supremo. E hoje deu o seu voto, pela continuação das investigações.

#PP8. O julgamento foi interrompido e deve continuar na semana que vem.

PósPost. A situação ficou tão feia que quase meia noite e Bolsonaro acaba de anunciar que vai recriar Ministério das Comunicações e vai para o centrão. Mais detalhes daqui a pouco em novo post.

*******
A Tixa precisa da sua ajuda para continuar subindo pelas paredes. Temos várias opções de doações, de diferentes valores. Pode ser mensal ou uma doação única. A partir de 2 reais você já pode ajudar. Para quem assina a Lagartixa, também abrimos a opção de receber nossos posts pelo Zap. Ajuda aí.
www.lagartixadiaria.com.br/ajude
******