#perdeuorabo. Quando as fakenews te pegam pelo pé.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Um perfil recém criado no Twitter denunciando empresas que permitem que seus anúncios sejam veiculados em páginas que espalham fakenews está deixando meio mundo na completa saia justa. A guerra começou com o Jornal da Cidade Online e a ideia é bombardear os anunciantes até que todos bloqueiem anúncios para este site.

O rolê já ficou tão sério que o Carluxo teve que se manifestar. O Carluxo, Tixa? Sim, darling. O Banco do Brasil foi pego anunciando no Jornal da Cidade. Quando alertado pelo perfil Sleeping Giants Brasil, respondeu prontamente dizendo que já tinha feito o bloqueio de anúncios porque “repudiamos qualquer disseminação de FakeNews”. Só que aí o Carluxo lembrou um detalhe ao BB: o Jornal da Cidade é um site de direita, que apoia Bolsonaro. Xiii, Tixa!!!!! Vai dar ruim.

Até a Folha foi pega anunciando no tal jornal, darling. E por um azar, bem no dia que publicou uma matéria crítica sobre os perfis de fakenews da pandemia no YouTube.
Xiii, Tixa!!!

Mas o melhor mesmo foi a reação do próprio Cidade Online. Para se defender da “censura” fez o quê? O quê? O quê? Publicou uma fakenews, claro. Disse que as empresas que bloquearam o site estão perdendo clientes de “forma avassaladora”. Nossa, gente, eu queria ser poderosa assim como esse Jornal da Cidade Online.

Tixa, mas que perfil é esse que está causando? O Sleeping Giants nasceu há quatro anos nos Estados Unidos com o objetivo de minar o financiamento a sites que propagam fakenews ou sites antidemocráticos. E faz isso alertando as empresas que os anúncios delas estão indo para este tipo de conteúdo. A estratégia, para não dispersar, é escolher um site por vez.

Agora temos a versão brasileira, que nasceu no domingo, sim, domingo, e já tem mais de 34 mil seguidores no Twitter. E já teve resposta de muitas empresas, que disseram ter cancelado anúncios no Jornal da Cidade Online porque não querem estar associadas a fakenews. Foram elas: Banco do Brasil, Submarino, Dell, History Channel, TeleCine, Domestika, Loft… e contando…

A Folha informou à Lagartixa que suspendeu o remarketing que gerou a publicação do anúncio do site do jornal de Brasília. “O setor vai melhorar o controle.”

#PP (para os perdidos). Quando a empresa anuncia via Google ela normalmente estabelece o tipo de público que deseja atingir e até coloca alguns filtros de sites em que não quer estar. Mas a empresa não tem controle absoluto sobre os sites em que seu comercial será veiculado. Isso não a impede de nomeio do caminho bloquear determinado site. E essa é a função que o Sleeping Giants quer ter. Identificar estes sites e mostrar às empresas.

ATUALIZAÇÃO. 22 de maio. 00:30. O perfil já tem 173,9 mil seguidores.